Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quinta-feira, maio 06, 2010

Cena lastimável

O PRÉ-CANDIDATO do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) a Presidência da República, José Serra (PSDB-SP), quase que foi agredido na tarde de hoje ao chegar ao Parque de Exposições de Convenções e Exposições de Minas Gerais (Expominas), em Belo Horizonte (MG), para um debate com as, também, pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff (PT-SP), e do Partido Verde (PV), Marina Silva (PV-AC), na Abertura do 27º Congresso Mineiro dos Municípios.


ROUSSEFF chegou pelos fundos do Expominas e entrou sem problemas. A senadora Marina Silva chegou mais cedo, quando havia pouca gente. Já Serra chegou pela frente e encontrou os professores do Estado, em greve desde o dia 08, no auge da manifestação, exigindo a retomada das negociações.


SERRA foi cercado pelos manifestantes e teve muita dificuldade para entrar no pavilhão do Expominas. Durante todo o percurso, houve empurra-empurra entre manifestantes e seguranças, mas o pré-candidato não chegou a ser agredido. O debate já está com meia hora de atraso.

A POLÍCIA Militar de Minas Gerais (PMMG) teve que usar spray de pimenta para conter a manifestação dos professores do Estado na chegada de Serra. Os professores entraram em confronto com a militância do PSDB e o pré-candidato tucano quase que foi agredido. Houve troca de socos, muito empurra-empurra, com cerca de 200 professores e cerca de 100 militantes peessedebistas.

Conselho da UFMG aprova a substituição do exame por resultado do Enem na 1ª etapa do Concurso Vestibular 2011

ANTES mesmo de começar a reunião do Conselho Universitário, alunos entregaram carta ao reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alegando que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais democrático do que o tradicional Exame Vestibular anual.

DESTE modo a primeira fase do vestibular da UFMG, com questões de múltipla escolha, faz parte do passado recente em seu memorial. A partir deste ano, os alunos que desejam uma vaga na maior Instituição Pública de Ensino Superior (IFE) no Estado de Minas Gerais terão que ir muito bem no novo Enem 2010 - que substituirá a primeira etapa do processo seletivo da Universidade.

A SEGUNDA fase do Concurso Vestibular da UFMG 2011, prevista para acontecer entre os dias 03 e 07 de Janeiro próximo, também será adiada. A decisão foi tomada pelo colegiado do Conselho Universitário (CS) nesta Quarta-feira, 05, por 32 votos a favor e 18 votos contrários. O Reitor, Professor Clélio Campolina, que preside o CS da Instituição, se absteve. As provas do Enem estão marcadas para os dias 06 e 07 de Novembro deste ano. A primeira fase do Vestibular 2011 estava marcada para ocorrer no próximo dia 28 de Novembro.

ATUALMENTE com quase 13 mil alunos nos cursos de graduação, a UFMG era uma das IFES no Brasil que não adotavam o exame. Nesta Quarta-feira, 05, estudantes da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG se reuniram com o Reitor Campolina, depois de um protesto em frente ao Prédio da Reitoria.

OS ESTUDANTES entregaram uma carta em que constam argumentos para a adoção do exame nacional para o vestibular da universidade. Os estudantes alegam que o Enem é uma forma de seleção mais democrática que favoreceria a inclusão social na UFMG.

O ENEM, tradicionalmente, tem questões interdisciplinares, mais analíticas, voltadas para alunos que conseguem associar os conteúdos dados em sala de aula a questões cotidianas. Ou seja, questões de interpretações do mundo. As questões da UFMG eram, até este ano, mais específicas, e cobravam conhecimentos estritamente teóricos.

JÁ EM 2008, o alto custo da primeira etapa fez com que a Comissão Permanente do Exame Vestibular (Copeve/UFMG) reduzisse de dois para um dia as provas de primeira etapa. O custo estimado pela Instituição era de R$ 2 milhões, e a redução de dois para um dia fez com que o investimento necessário para a aplicação da prova caísse pela metade.

O ENEM, criado em 1998, tinha inicialmente o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do Enem alunos que estão concluindo, ou que já concluíram, o Ensino Médio nos anos anteriores. Desde Novembro do ano passado cerca de 500 universidades do país já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, seja complementando ou substituindo o Concurso Vestibular.

DE ACORDO com o Reitor da UFMG, Professor Clélio Campolina, a segunda fase do Vestibular 2011 será reavaliada e eventuais mudanças serão divulgadas dentro de 30 a 40 dias. “Quanto à data da segunda etapa, estamos fazendo os ajustes finais, pois dependemos do resultado do Enem, previsto para ser divulgado no início de janeiro”, explicou o Campolina. A segunda etapa estava marcada para os dias 03 a 07 de Janeiro segundo o calendário da Universidade. Demais procedimentos para a utilização do Enem serão analisados a partir da próxima semana.

O PROFESSOR Campolina salientou que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional de avaliação. “É um sistema nacional, progressista, um exame que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil. Esperamos que essa seja uma etapa para que possamos eliminar, em algum momento, o vestibular. Todos os países desenvolvidos têm um sistema nacional de avaliação e não esse sistema do vestibular convencional que ainda possuímos”, disse.

O REITOR da UFMG, também, destacou que a maioria das Universidades Públicas Federais brasileiras já utilizam o Enem. “Acredito que a adoção do Enem terá um efeito fundamental de pressão para melhoria do Ensino Público Fundamental e Médio, o que é extremamente importante”, ressaltou Campolina.

"TODOS reconhecemos que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, progressista, de boa qualidade, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil", disse o Reitor Clélio Campolina ao final da reunião do Conselho Universitário. "Esperamos que essa seja uma etapa para que se elimine, em algum momento, o Vestibular", completou. Segundo Campolina, a decisão é válida para todo o sistema de ingresso na UFMG, incluindo cursos presenciais e na modalidade a distância.

COMO o calendário das provas do Vestibular UFMG 2011 já estava definido, com a decisão, os candidatos a vagas na UFMG deverão se submeter ao Enem. "Teremos que aguardar o resultado do Exame Nacional, previsto para 06 de Janeiro, e imediatamente fazer apenas um cruzamento de dados e programarmos a segunda etapa", explicou o Reitor.

EM 2009 as provas do Enem foram roubadas e oferecidas a uma colega jornalista, repórter do Jornal O Estado de S. Paulo, o que causou a anulação do Exame dois dias antes da prova. No início do ano, o ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad (PT-SP), decidiu aumentar o número de questões, bem como o peso das questões escritas na nota do aluno. De acordo com Haddad, a intenção é que, nos próximos anos, o Enem substitua totalmente os exames vestibulares das IFES públicas e particulares de todo o país.

SENDO assim, uma única prova feita em todo o território nacional seria uma “porta de entrada” para faculdades de outros estados, estimulando as viagens de alunos dos diversos estados, como já acontece em países do Primeiro Mundo, como a França e os Estados Unidos da América (EUA).

NO ENTANTO, o vazamento das questões do Enem, a elaboração de novas provas a toque de caixa e a anulação de quatro questões por problemas técnicos levantaram suspeitas sobre a idoneidade e desmoralizou a realização o Enem em 2009, desde então, inclusive com uma avalanche de ações tramitando na Justiça em todo o País.