Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Toga justa

O ministro de Estado da Justiça Tarso Genro (PT-RS), em despacho que trata do caso Battisti, confundiu refúgio com asilo político, e isso pode fazer o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decretar a extradição do terrorista Cesare Battisti para a Itália. Segundo um ex-ministro do STF, Tarso Genro poderia ter concedido “asilo”, jamais “refúgio político”, como o fez. Asilo e refúgio são institutos jurídicos diferentes. Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça na Itália por quatro assassinatos.


O italiano era criminoso comum e, no cárcere, se ligou a terroristas. Ao sair, era um deles. Segundo promotores, recebeu a tarefa de matar pessoas. E conforme relato no processo que o condenou à prisão perpétua, Battisti dizia aos comparsas sentir prazer ao ver “jorrar o sangue” das vítimas.



Pensando bem...se o plenário do STF der razão ao governo da Itália no caso de Cesare Battisti, como se espera, o vosso presidente da República Luiz Inácio da Silva (PT-SP) vai ficar numa toga justa...