Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quinta-feira, outubro 21, 2010

De cima do muro!

A SENADORA Marina Silva (PV-AC) nada teria a ganhar, como capital político, caso tivesse apoiado a candidatura governista de Dilma Rousseff (PT-RS) ou a candidatura oposicionista de José Serra (PSDB-SP) neste segundo turno das eleições presidenciais de 2010. Pra início de conversa, porque seus quase 20 milhões de eleitores já fizeram suas escolhas - salvo uns poucos ainda indecisos ou encima-do-muro. Depois, porque Marina Silva contentaria uns e descontentaria outros dentro o Partido Verde (PV) do qual está filiada há pouco mais de um ano, após desligar-se do Partido dos Trabalhadores em 2009 onde militou por quase 30 anos. E francamente, porque o vencedor deste segundo turno eleitoral naturalmente será candidato à reeleição presidencial em 2014. E a senadora Marina Silva, também, pretende concorrer a Presidência da República em 2014.

AGORA vejamos: quem mais tem a perder com a neutralidade de Marina Silva neste segundo turno eleitoral?

O VOSSO presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT-SP) e sua ungida, Rousseff. Porque a afinidade ideológica da senadora (eleita pelo PT em 2002) Marina Silva é maior com o baronato petista do que com o ex-governador do Estado de São Paulo, José Serra. Marina Silva foi petista de carteirinha até outro dia - partido que ajudou a fundar em seu estado, o Acre. Só deixou de ser para sair candidata pelo Partido Verde (PV). Mas seu coração continuou sendo PT no Acre,. E ali foi derrotada no primeiro turno por Serra e Rousseff.


ADEMAIS, a maioria dos militantes do PV com mandato (deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos municipais) já fazem campanha abertamente nesse segundo turno pró-Serra presidente!