Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Um Pão de Acúcar voraz

O GRUPO Pão de Açúcar anunciará na próxima Sexta-feira, 04, em fato relevante, a compra da Casas Bahia, com a integração dos negócios no setor de varejo de bens duráveis com a Globex Holding S/A (controladora do Ponto Frio). A integração será realizada por intermédio da subsidiária do Grupo Pão de Açúcar, Mandala Empreendimentos e Participações S/A - unidade pela qual também foi realizada a compra da Globex.

O GRUPO Pão de Açúcar irá transferir para a Globex Holding S/A, por R$ 120 milhões, todos os estabelecimentos comerciais onde atualmente são operados negócios de varejo de bens duráveis, exceto os negócios de comercialização de bens duráveis que opera em seus supermercados e hipermercados - que não integram a associação. Na nota o grupo cita como varejo a ser transferido a Lojas Extra-Eletro.

SEGUNDO o acordado, após a integração entre Globex e Casas Bahia, o Grupo Pão de Açúcar terá 50% mais uma ação na nova empresa. A empresa Casas Bahia, por sua vez, ficará com 47,84% das Ações Ordinárias (Nos) e 2,21% das Ações Preferenciais (PNs).
SEGUNDO fontes do mercado, a intenção de ambas, é que a empresa Casas Bahia atinja uma participação de 49% no capital votante da Globex Holding S/A. Conforme a adesão dos minoritários à Oferta Pública de Ações (OPA), a cada lote de 100 Ações da Globex Holding S/A que a Mandala adquirir, a empresa Casas Bahia converterá 105 Ações Preferenciais em Ações Ordinárias de emissão da Globex. Caso restem ações PN não convertidas após liquidação da OPA, a Globex deverá resgatá-las ao mesmo preço de emissão.

EM JUNHO deste ano, o Grupo Pão de Açúcar bateu o martelo para a compra do Grupo Ponto Frio e se transformou na maior companhia do varejo brasileiro - superando o rival Carrefour -, com faturamento de R$ 26 bilhões, 79 mil funcionários e mais de mil lojas espalhadas por 18 Estados.

LOGO após ter até anunciado que não estava no páreo, o grupo comandado pelo empresário Abilio Diniz desbancou redes apontadas como favoritas à compra da companhia da empresária Lily Safra, como o Magazine Luiza e a Lojas Insinuante, líder na região Nordeste. A transação incluiu as 455 lojas físicas do Ponto Frio, a loja virtual, a participação na financeira Investcred e centros de distribuição.
O GRUPO Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz, que também é dona da bandeira Extra, buscou ainda ampliar sua presença no setor do atacarejo em 2009, por meio da rede Assai. O grupo comprou a participação de 40% que ainda não detinha do capital da rede Assai em julho. O total a ser pago pela participação será de R$ 175 milhões, valor que pode chegar a R$ 200 milhões.

NA PRÓXIMA Sexta-feira, 04, a rede Casas Bahia inaugura suas lojas de fim de ano em São Paulo e no Rio de Janeiro, um investimento de R$ 27 milhões. A expectativa para os 28 dias da promoção Super Casas Bahia é faturar R$ 70 milhões na loja paulistana de 53 mil m² e R$ 45 milhões na do Rio de Janeiro, que tem pouco menos da metade do tamanho. Em 2008, as vendas foram semelhantes.

O GRUPO Pão de Açúcar fechou o terceiro trimestre com um lucro líquido de R$ 171 milhões, um crescimento de 210,3% em relação ao mesmo período de 2008. A receita líquida consolidada atingiu R$ 6,151 bilhões, um aumento de 15,1% na mesma comparação. Sem as operações do Ponto Frio, o lucro do Grupo Pão de Açúcar somou R$ 206,7 milhões.

OUTRO DIA, na apresentação desses resultados, o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, afirmou que os investimentos da companhia serão "muito agressivos" em 2010, com desembolsos superiores aos de 2009 - que devem ficar pouco abaixo da meta inicial, de R$ 750 milhões. Segundo Pestana, os planos poderão ser revistos apenas diante de alguma aquisição. "Se houver alguma aquisição, vai ter impacto no plano orgânico", disse. E caso sejam concretizados em sua totalidade, os aportes serão direcionados principalmente às lojas Extra Fácil, Assai e Extra. Segundo Pestana, o Grupo mantém uma equipe de fusões e aquisições que está buscando oportunidades em supermercados, drogarias e lojas de eletroeletrônicos.