Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

segunda-feira, abril 19, 2010

Rede Globo - 45 anos • Vinheta (2010)

Os Bárbaros não descansam jamais

ANTES mesmo de completar 24 horas no ar, a campanha institucional em comemoração aos 45 anos da TV GLOBO (que serão completados no próximo dia 30) foi retirada da programação por decisão da emissora. Motivo: declarações na web de pessoas ligadas à campanha da pré-candidata governista à Presidência da República, Dilma (Pinóquio) Rousseff (PT-RS), acusando o jingle de embutir, de maneira subliminar, propaganda a favor do pré-candidato oposicionista, José Serra (PSDB-SP).

TAL POLÊMICA teve início depois de twitteiros traçarem um paralelo entre trechos do jingle institucional comemorativo da TV GLOBO e o slogan da pré-campanha de Zé Serra, “o Brasil pode mais”. Na campanha institucional da emissora, atores, apresentadores e jornalistas que fazem parte de seu cast repetem frases como “todos queremos mais”, “emoção? Mais!”, “educação, saúde, e, claro, amor e paz. Brasil? muito mais”. (Vejam as imagens no podcast anterior acima destas NOTAS)

E O ASSUNTO repercutiu no microblog Twitter. O coordenador da campanha online de dona Rousseff, Marcelo Branco (PT-SP), foi um dos que repassaram um dos textos sobre o vídeo institucional da TV GLOBO. Mais tarde, Branco procurou contornar: “Sobre o Jingle da Globo: meu RT e comentários foram de caráter pessoal. Eu não falo em nome da Dilma e nem da coordenação”, escreveu em seu microblog. Na linguagem do Twitter, RT significa repassar uma informação de um outro internauta.

EM NOTA divulgada à Imprensa, a diretoria da Central Globo de Comunicação (TV GLOBO) argumenta que a campanha foi criada “comprovadamente em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas, muito menos slogans eleitorais”.

ALGUNS microblogueiros na web procuraram também apontar uma relação entre a comemoração pelos 45 anos da TV GLOBO e o número do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na cédula eleitoral, 45. “A imagem final parece um cartaz do PSDB, com o fundo azul exatamente naquele tom e o 45. Se tirar o símbolo da TV GLOBO e colocar um Tucano, fica igual”, escreveu um comentarista do microblog RS Urgente, um dos primeiros sites a apontar as semelhanças.

SEGUNDO apurou nossa reportagem a Central Globo de Comunicação levou quase um mês gravando os filmes da campanha do 45º aniversário da TV GLOBO, que envolvem a participação de cerca de 100 atores, apresentadores e jornalistas de seu cast declamando o mesmo texto, em uma edição clipada, palavra por palavra. A campanha estreou no Domingo, 18, no espaço mais nobre da TV daquele dia, o intervalo do programa Fantástico (21H), e não deve voltar ao ar em nova versão para evitar novas polêmicas.

CONTUDO o texto do filme institucional em comemoração aos 45 anos da emissora carioca, que começou a ser veiculado na noite do último Domingo, foi criado – comprovadamente – em Novembro do de 2009, quando não existiam nem pré-candidaturas, muito menos slogans eleitorais.

E QUALQUER profissional de Comunicação Social sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada. Mas segundo a nota, a TV GLOBO, não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha na televisão.

AGORA fala sério: nada mais normal que o Partido dos Trabalhadores (PT) exercer seu poder de censura, taí a demonstração cabal que ali reside um covil de ditadores, esta não pode passar em brancas nuvens, a Oposição tem que mostrar o tipo de liberdade que os formuladores do PMDH3 querem para o Brasil, censura.