Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quinta-feira, maio 07, 2009

Filibuster está próximo

A TÔNICA do discurso de Barack Obama pela comemoração dos 100 dias de governo foi a reconstrução dos pilares da nação Norte-americana. O presidente Obama disse que muita coisa foi feita nesse período, mas ainda falta muito. Destacou que está cumprindo as promessas que fez durante a campanha, mas nos próximos meses é que vão aparecer as reformas de peso nas áreas de saúde, educação, energia e meio ambiente.


OBAMA é um grande comunicador. Ele sabe disso e fez entrevistas com o público e com a mídia numa frequência nunca vista em outros presidentes em tão curto espaço de tempo. Desde que assumiu o cargo, ele fez pelo menos meia dúzia de sessões de perguntas e respostas com o público dos estados onde a disputa eleitoral do ano passado foi mais acirrada. E sabe jogar com palavras e frases de efeito, como esta no discurso de aniversário: "tenho confiança no futuro, mas não estou satisfeito com o presente".

O DESEMPREGO continua subindo nos Estados Unidos da América (EUA), empresas de porte, como a gigante do setor automobilístico, Chrysler, estão quebrando e os bancos não param de ter dificuldades. Mas o magnetismo de Obama lhe dá, 100 dias depois, 68% de aceitação popular. Agora,é bom que ele abra o olho. O povão continua acreditando nele, mas essa lua de mel pode ir pro beleléu se as pessoas não começarem a sentir no bolso que as coisas melhoraram. Por enquanto, muito barulho e pouco resultado prático.

O MELHOR presente que o presidente Barack Obama poderia ter ganhado no aniversário de 100 dias de governo, foi a decisão do veterano senador republicano pela Pennsylvania, Arlen Specter de virar a casaca. O parlamentar anunciou formalmente que estava deixando o Partido Republicano decepcionado porque ele se "moveu muito para a direita". Arlen Specter, republicano há 29 anos, mudou de malas e bagagens para o lado do governo.

ESTE EPSÓDIO tem um grande significado, pois além de incomum nos EUA, com a chegada do ex-republicano o governo passa a contar com 59 senadores, fica faltando apenas um para o número mágico 60, o que deixa o caminho livre para aprovação de qualquer projeto e a oposição de mãos atadas, porque não caberá nenhum recurso de obstrução nas votações de interesse do governo, o que chamam nos EUA de “filibuster”.

E ESTE número mágico está muito próximo de ser alcançado, com a definição do pleito em Minnesota, onde deve ganhar um democrata. A decisão de Specter foi como um nocaute nos conservadores.


ENQUANTO ISSO vimos no Brasil políticos mudam de partido como quem troca de roupa...por que será?