Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

domingo, dezembro 26, 2010

O “Rei” Roberto Carlos encanta centenas de millhares de fãs nas areias de Copacabana!

RIO DE JANEIRO (RJ) – TERMINOU ainda a pouco o histórico megashow que o cantor e compositor capixaba Roberto Carlos fez nesta noite de Natal aqui nas areias escaldantes da Praia de Copacabana, Região Sul da Cidade Maravilha Mutante. O espetáculo natalino começou pontualmente às 22:21h e foi pelo menos 40% igual ao que ele apresenta tradicionalmente. Por conta dos convidados (o grupo pagodeiro paulistano Exaltasamba, a dupla breganeja Bruno & Marrone, a cantora popular mineira Paula Fernandes e a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis), o repertório foi bastante modificado.

MAS as músicas que o público esperava ouvir: “Emoções”, “Detalhes”, “Jesus Cristo”, todos os grandes sucessos da carreira de Roberto Carlos foram cantados esta noite sob o acompanhamento da Orquestra RC9 regida pelo maestro Eduardo Lages. O espetáculo teve mais de duas horas de duração e 21 músicas. Por conta da transmissão ao vivo da TV GLOBO, a "minutagem" (tempo de duração de cada canção) teve de ser precisa, e o maestro Lages ainda quebrava a cabeça ontem para escolher as três músicas "novas" que seriam incluídas no programa (três canções do seu repertório que Roberto Carlos habitualmente não costuma cantar, o que já foi boa sacada).

OS NÚMEROS musicais da noite foram os seguintes: o GRES Beija-Flor de Nilópolis cantou o enredo com o qual homenageará na Passarela do Samba, no Carnaval 2011, o cantor mais popular da música brasileira, Roberto Carlos. A bela mineirinha Paula Fernandes cantou com Roberto Carlos um pot-pourri de canções da Jovem Guarda, aquele que tradicionalmente evoca o passado mais juvenil de RC. Já o grupo pagodeiro de São Paulo, Exaltasamba, cantou a música “O Rei na Beija-Flor”, que Erasmo Carlos, Paulo César Valle e Eduardo Lages compuseram para o cantor (o GRES Beija Flor de Nilópolis acompanhou os pagodeiros paulistanos). "Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo/Sentindo a emoção da multidão/E a Beija-Flor sorrindo", diz a letra. O vocalista é Péricles.

OUTRO dado curioso a se observar foi ver a RC9, a orquestra que acompanha Roberto Carlos, tocando com o músico Aristeu Reis. O violonista teve um tipo de stress emocional em Fortaleza (CE), e desapareceu no último dia 11. A banda teve de fazer o show sem a participação de Aristeu, que foi localizado, horas depois, a 40 quilômetros dali, vagando a esmo.

MAIS de 400 mil fãs reunidos e literalmente vestidos de azul e branco (como sugerido pela produção e pelo próprio cantor) na orla de Copacabana para ver o show de Roberto Carlos - estimativa de público feita pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) -, cujo palco montado à frente do hotel Copacabana Palace tem 19 metros de altura e contou com 80 refletores apontados para o palco e o público. Este que deve ter sido o maior público da carreira do cantor brasileiro.