Enfim o primeiro teste na TV
PARATY (RJ) - UM dia após o primeiro debate presidencial na TV Bandeirantes, a publicação da última pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa Estatística (Ibope), na noite de ontem (Sexta-feira, 06) –, mostra que mais eleitores continuam acreditando na vitória da candidata governista Dilma Rousseff (PT-RS) do que na eleição de José Serra (PSDB-SP) em Outubro próximo. Para 46%, a candidata petista será a próxima presidente, enquanto 31% acreditam que o ex-governador de São Paulo será o sucessor de vosso guia no Palácio do Planalto, segundo o Ibope. Há uma semana esses percentuais eram de 47% e 32%, respectivamente.
ESSE favoritismo de dona Rousseff é reflexo do fato de que seus eleitores estão mais confiantes no sucesso de sua candidata do que os eleitores de Serra: 84% de quem declara voto na petista prevê sua vitória, enquanto apenas 67% dos serristas acreditam que ele será eleito.
A SENADORA Marina Silva (PV-AV) aparece com 8% das intenções de voto, porém, apenas 2% dos eleitores acreditam que ela vencerá a eleição. Mais da metade dos eleitores da senadora acreana (54%) acha que dona Rousseff sairá vitoriosa deste pleito, 20% deles apostam em Serra, e só 16% acreditam na eleição de sua própria candidata.
EXISTEM ainda 19% de eleitores que não têm palpite sobre quem será o presidenciável eleito. A maior parte desses está indecisa sobre em quem vai votar para presidente da República do Brasil.
NAS pesquisas anteriores, a expectativa de vitória foi um termômetro da intenção de voto. O crescimento das apostas em dona Rousseff foi um prenúncio do aumento dos percentuais da petista na pesquisa seguinte.
E SOB esse aspecto, a estabilidade dos percentuais de quem acha que a petista será eleita são uma boa notícia para Serra. Mas fazer campanha contra as expectativas é mais difícil, principalmente na hora de arrecadar recursos.
POR outro lado está cada vez mais difícil para a campanha governista de dona Rousseff mostrar, ao eleitorado que ainda não sabe, que ela é a candidata do vosso guia. Desde meados de Junho, segue imóvel o quarto de eleitores “inatingíveis”, ou seja, os 25% de eleitores que desconhecem quem o vosso presidente da República apóia ou citam outro nome que não o da candidata petista.
ESTA “caça” a esse eleitorado, por todos os candidatos, caracteriza a última etapa da campanha eleitoral. E o meio que lhes resta para tentar atingi-lo é a TV e o Rádio, seja através dos debates e entrevistas exclusivas em programas jornalísticos, seja, em última instância, via propaganda compulsória a partir do próximo dia 17 de Agosto.
OS ELEITORES “inatingíveis” são majoritariamente do sexo feminino, têm menos de 24 anos, não passaram das primeiras séries do ensino fundamental, moram na periferia das metrópoles e na Região Nordeste do País. Isso não exclui a existência de eleitores “inatingíveis” entre os homens e em outras regiões do país.
DE FATO, o que esta última pesquisa do Ibope mostra é que sem aumentar o grau de conhecimento sobre sua relação com o vosso guia nesse segmento do eleitorado, dificilmente a candidatura governista conseguirá ir além dos cinco pontos de vantagem sobre a candidatura oposicionista de Zé Serra.
PORTANTO é difícil compreender por que dona Rousseff só citou o nome de seu patrono e guia depois de transcorrida uma hora e meia do debate da TV Bandeirantes, na última Quinta-feira, 05, à noite, quando a audiência (que começou com 6 pontos) já havia caído a menos da metade (fechando em 2 pontos percentuais de share).
PARA a candidatura oposicionista de Serra, os eleitores “inatingíveis” também são prioritários. Mas sua preocupação não é em conquistá-los, e sim em mantê-los. Nada menos do que 31% dos eleitores de Serra não sabem que dona Rousseff é a candidata de vosso guia. Se descobrirem, talvez candidatura peessedebista corre o risco de ver uma transfusão direta de seu percentual de intenção de voto para o da petista.
E PARA complicar a candidatura de Zé Serra, nada menos do que um terço dos eleitores “inatingíveis” são beneficiários diretos ou moram com alguém que é usuário de pelo menos um dos programas sociais do lullismo, como o Programa Bolsa Família. É por essa razão que o candidato da Oposição endossa esses programas.
AGORA é esperar os novos números do Instituto Datafolha, que devem ser publicados nesse fim de semana.
ESSE favoritismo de dona Rousseff é reflexo do fato de que seus eleitores estão mais confiantes no sucesso de sua candidata do que os eleitores de Serra: 84% de quem declara voto na petista prevê sua vitória, enquanto apenas 67% dos serristas acreditam que ele será eleito.
A SENADORA Marina Silva (PV-AV) aparece com 8% das intenções de voto, porém, apenas 2% dos eleitores acreditam que ela vencerá a eleição. Mais da metade dos eleitores da senadora acreana (54%) acha que dona Rousseff sairá vitoriosa deste pleito, 20% deles apostam em Serra, e só 16% acreditam na eleição de sua própria candidata.
EXISTEM ainda 19% de eleitores que não têm palpite sobre quem será o presidenciável eleito. A maior parte desses está indecisa sobre em quem vai votar para presidente da República do Brasil.
NAS pesquisas anteriores, a expectativa de vitória foi um termômetro da intenção de voto. O crescimento das apostas em dona Rousseff foi um prenúncio do aumento dos percentuais da petista na pesquisa seguinte.
E SOB esse aspecto, a estabilidade dos percentuais de quem acha que a petista será eleita são uma boa notícia para Serra. Mas fazer campanha contra as expectativas é mais difícil, principalmente na hora de arrecadar recursos.
POR outro lado está cada vez mais difícil para a campanha governista de dona Rousseff mostrar, ao eleitorado que ainda não sabe, que ela é a candidata do vosso guia. Desde meados de Junho, segue imóvel o quarto de eleitores “inatingíveis”, ou seja, os 25% de eleitores que desconhecem quem o vosso presidente da República apóia ou citam outro nome que não o da candidata petista.
ESTA “caça” a esse eleitorado, por todos os candidatos, caracteriza a última etapa da campanha eleitoral. E o meio que lhes resta para tentar atingi-lo é a TV e o Rádio, seja através dos debates e entrevistas exclusivas em programas jornalísticos, seja, em última instância, via propaganda compulsória a partir do próximo dia 17 de Agosto.
OS ELEITORES “inatingíveis” são majoritariamente do sexo feminino, têm menos de 24 anos, não passaram das primeiras séries do ensino fundamental, moram na periferia das metrópoles e na Região Nordeste do País. Isso não exclui a existência de eleitores “inatingíveis” entre os homens e em outras regiões do país.
DE FATO, o que esta última pesquisa do Ibope mostra é que sem aumentar o grau de conhecimento sobre sua relação com o vosso guia nesse segmento do eleitorado, dificilmente a candidatura governista conseguirá ir além dos cinco pontos de vantagem sobre a candidatura oposicionista de Zé Serra.
PORTANTO é difícil compreender por que dona Rousseff só citou o nome de seu patrono e guia depois de transcorrida uma hora e meia do debate da TV Bandeirantes, na última Quinta-feira, 05, à noite, quando a audiência (que começou com 6 pontos) já havia caído a menos da metade (fechando em 2 pontos percentuais de share).
PARA a candidatura oposicionista de Serra, os eleitores “inatingíveis” também são prioritários. Mas sua preocupação não é em conquistá-los, e sim em mantê-los. Nada menos do que 31% dos eleitores de Serra não sabem que dona Rousseff é a candidata de vosso guia. Se descobrirem, talvez candidatura peessedebista corre o risco de ver uma transfusão direta de seu percentual de intenção de voto para o da petista.
E PARA complicar a candidatura de Zé Serra, nada menos do que um terço dos eleitores “inatingíveis” são beneficiários diretos ou moram com alguém que é usuário de pelo menos um dos programas sociais do lullismo, como o Programa Bolsa Família. É por essa razão que o candidato da Oposição endossa esses programas.
AGORA é esperar os novos números do Instituto Datafolha, que devem ser publicados nesse fim de semana.
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