Pesquisas & pesquisas
NOVA YORK (EUA) – A DESTACADA diferença nos resultados entre as pesquisas do Instituto Vox Populi (BH) e do Instituto Datafolha (SP), tão debatida nos meios de Comunicação no Brasil nos últimos meses, está além da margem de erro de ambas. No cenário com os candidatos dos pequenos partidos, a candidata governista Dilma Rousseff (PT-RS) tem 41% das intenções de voto, no instituto mineiro, contra 36% no instituto paulista. Aplicada a margem de erro de 2 pontos porcentuais, Dona Rousseff teria no mínimo 39% na pesquisa divulgada pelo Vox Populi, ainda um ponto além do máximo a que chegaria na pesquisa divulgada pelo Datafolha (38%).
JÁ COM o candidato oposicionista, José Serra (PSDB-SP), as pesquisas dos dois institutos estão no limite de um empate técnico. Os 33% de intenção de voto que Serra tem nas pesquisas do Vox Populi poderiam ser no máximo 35%, somada a margem de erro. Feita a conta inversa com os 37% que Serra tem no Datafolha, o ex-governador do Estado de São Paulo chegaria a no mínimo 35%.
NÃO! Não se trata de um desencontro episódico. Há meses que os resultados das pesquisas do Instituto Vox Populi têm sido consistentemente diferentes dos resultados do Datafolha, e têm contado uma história com final distinto.
O VOX Populi identificou uma aceleração mais acentuada de dona Rousseff e sua ultrapassagem sobre Zé Serra no final de Junho último, enquanto o Datafolha desde meados de Maio vem mostrando um empate técnico persistente entre os dois líderes na disputa pela eleição presidencial deste ano.
NO NOSSO entendimento o motivo dessa divergência é a maneira como os dois institutos abordam e entrevistam os eleitores. Enquanto os pesquisadores do Instituto Vox Populi abordam os eleitores em seus lares, os pesquisadores do Instituto Datafolha fazem a abordagem nos chamados pontos de fluxo. Seus críticos dizem que assim o Datafolha não atinge o eleitor da Zona Rural. Mas quem mora no campo também visita a Cidade.
CONTUDO, a diferença de tipo de abordagem não deveria levar a uma divergência tão consistente nos resultados. Os números do Instituto Datafolha nas pesquisas mais recentes têm se aproximado dos resultados do Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisas Estatísticas (Ibope), que, como o Instituto Vox Populi, aplica 85% dos questionários nos lares dos eleitores.
A MAIOR diferença está na ordem e na formulação das perguntas no questionário. Antes de indagar a intenção de voto estimulada, os pesquisadores do Vox Populi perguntam o grau de conhecimento que o eleitor tem de cada um dos três principais candidatos, citando seus nomes duas vezes, e assim, estimulando a memória dos entrevistados.
DEPOIS, os pesquisadores do Vox Populi perguntam em qual dos candidatos o eleitor votaria e mostra uma cartela em que, ao lado dos nomes dos candidatos, está escrito o partido político de cada um dos candidatos. São duas informações que não necessariamente estavam associadas na cabeça do eleitor e que, juntas, podem levá-lo a optar pelo candidato do partido político Alfa ou do partido político Beta.
JÁ COM o candidato oposicionista, José Serra (PSDB-SP), as pesquisas dos dois institutos estão no limite de um empate técnico. Os 33% de intenção de voto que Serra tem nas pesquisas do Vox Populi poderiam ser no máximo 35%, somada a margem de erro. Feita a conta inversa com os 37% que Serra tem no Datafolha, o ex-governador do Estado de São Paulo chegaria a no mínimo 35%.
NÃO! Não se trata de um desencontro episódico. Há meses que os resultados das pesquisas do Instituto Vox Populi têm sido consistentemente diferentes dos resultados do Datafolha, e têm contado uma história com final distinto.
O VOX Populi identificou uma aceleração mais acentuada de dona Rousseff e sua ultrapassagem sobre Zé Serra no final de Junho último, enquanto o Datafolha desde meados de Maio vem mostrando um empate técnico persistente entre os dois líderes na disputa pela eleição presidencial deste ano.
NO NOSSO entendimento o motivo dessa divergência é a maneira como os dois institutos abordam e entrevistam os eleitores. Enquanto os pesquisadores do Instituto Vox Populi abordam os eleitores em seus lares, os pesquisadores do Instituto Datafolha fazem a abordagem nos chamados pontos de fluxo. Seus críticos dizem que assim o Datafolha não atinge o eleitor da Zona Rural. Mas quem mora no campo também visita a Cidade.
CONTUDO, a diferença de tipo de abordagem não deveria levar a uma divergência tão consistente nos resultados. Os números do Instituto Datafolha nas pesquisas mais recentes têm se aproximado dos resultados do Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisas Estatísticas (Ibope), que, como o Instituto Vox Populi, aplica 85% dos questionários nos lares dos eleitores.
A MAIOR diferença está na ordem e na formulação das perguntas no questionário. Antes de indagar a intenção de voto estimulada, os pesquisadores do Vox Populi perguntam o grau de conhecimento que o eleitor tem de cada um dos três principais candidatos, citando seus nomes duas vezes, e assim, estimulando a memória dos entrevistados.
DEPOIS, os pesquisadores do Vox Populi perguntam em qual dos candidatos o eleitor votaria e mostra uma cartela em que, ao lado dos nomes dos candidatos, está escrito o partido político de cada um dos candidatos. São duas informações que não necessariamente estavam associadas na cabeça do eleitor e que, juntas, podem levá-lo a optar pelo candidato do partido político Alfa ou do partido político Beta.
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