Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quinta-feira, julho 15, 2010

Hillary condena ataques terroristas à mesquita xiita

Los Angeles (EUA) - A secretária de Estado Norte-americano, Hillary Clinton, condenou nesta Quinta-feira, 15, os "horrorosos" atentados contra uma mesquita xiita no Irã que deixaram pelo menos 21 mortos e cerca de 100 feridos, dentre eles membros da Guarda Revolucionária.

"CONDENO nos termos mais firmes os ataques terroristas de hoje que miraram iranianos em uma mesquita na província iraniana do Sistão-Baluchistão", disse Hillary em uma declaração à Imprensa. A secretária também pediu que os responsáveis sejam castigados.

UM pouco depois dos dois atentados simultâneos na principal mesquita xiita da cidade de Zahedan, capital da província, o grupo sunita rebelde sunita Jundollah assumiu a autoria dos ataques, em resposta à morte do seu líder, Abdolmalek Rigi, que foi executado pelo governo em Junho. Em um e-mail à emissora de TV Al Jazeera, os militantes afirmaram que os bombardeios tinham como alvo uma reunião da Guarda Revolucionária na cidade de Zahedan.

O GOVERNO da República Islâmica do Irã acusa os governantes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Reino Unido da Grã-Bretanha de apoiar o Jundollah para enfraquecer o governo iraniano e também diz que o grupo é ligado à rede terrorista Al-Qaeda. Especialistas, porém, dizem que não há relação entre os dois grupos.