Notas do Pinheiro

Jornalismo Analítico

quarta-feira, julho 07, 2010

Malu revela a emoção de regravar “Ti-Ti-Ti” mais megasucesso na sua carreira

QUANDO a direção da Central Globo de Produção revelou que tinha um projeto para um remake de “Ti-Ti-Ti” (telenovela de Cassiano Gabus Mendes, produzida e exibida pela TV GLOBO nos anos 1980), a atriz Malu Mader - que não é de aparecer com frequência em telenovelas - pensou logo: "Tomara que me chamem".

E NÃO é que a chamaram?!... E claro, o simbolismo não poderia ser mais charmoso. Na trama original, Malu Mader, musa de qualquer estação, interpretou a heroína romântica Walkíria Spina, a personagem Wal, que fazia par romântico dos sonhos com Luti, interpretado ofegantemente pelo ator Cássio Gabus Mendes. Agora, Malu volta interpretando Susana, ex-mulher do personagem protagonista Ariclenes Almeida, mais conhecido como Victor Valentim (encarnado nossa versão pelo limitado ator Murilo Benício). Só sorrisos, a bela morena carioca conversou com nossa reportagem nos bastidores de gravação da telenovela, em Sampa, onde falou sobre como é especial fazer duas vezes uma telenovela tão especial.

E AÍ como está sendo fazer uma mesma telenovela duas vezes?
“ESTÁ sendo maravilhoso, e espero poder emprestar um pouco da minha alegria de estar aqui. Estou mesmo muito contente. Quando me avisaram que a Central Globo de Produção tinha um projeto de fazer um remake de ‘Ti-Ti-Ti’, nossa... Dei uma mentalizada e pensei: ‘tomara que me chamem’”.

COMO será sua personagem, a Susana, nesse remake?

“POR enquanto, sei muito pouco. Não fico especulando, sabe, respeito o espaço que se dá entre autor e ator. Sinto que a Susana funciona muito em cima da relação com o Victor Valentin e com o trabalho dela (como editora de moda). A personagem tem muito carinho por ele ainda, já deu para perceber”.

ENTÃO você acha que a relação não está bem resolvida entre eles?

“EU não gosto de ficar falando. Tem coisa que não adianta você ficar tentando antecipar, porque em telenovela as coisas vão acontecendo. Mas estou gostando muito de gravar com o Murilo (Benício), que é um ator de uma verve muito forte, bastante intenso”.

E na época da “Ti-Ti-Ti” original, como foi?

“EU realmente gostei de estar naquela telenovela. Sempre fui muito fã do Cassiano (Gabus Mendes). E, para mim, o Tatá (Luiz Gustavo) é uma espécie de ator fetiche. Participação especial? Por mim, o Mário Fofoca ficaria a telenovela inteira! (intérprete do personagem Victor Valentim na versão original da telenovela, o ator Luiz Gustavo fará participação especial no remake, com seu outro personagem de grande sucesso: o detetive particular Mario Fofoca).

ESSE humor dos personagens das tramas criadas pelo saudoso escritor, novelista, ator, produtor e diretor Cassiano Gabus Mendes é uma referência até hoje. Pelo que já leu você acha que o novo texto escrito pela escritora e novelista Maria Adelaide do Amaral mantém o mesmo fôlego?

“CREIO que sim. Hoje em dia as telenovelas precisam de mais personagens, você sabe. E eu gostei muito dos personagens que foram acrescentados - os filhos gêmeos do personagem Jacques Leclair, por exemplo. A personagem Jaqueline, interpretada pela Claudia Raia, é incrível”.

QUANDO você começou a gravar, agora, qual foi o sentimento?

“EU tenho algumas saudades... Imagina, eu fui a Wal (namorada do Luti) e, agora, vou ser a mãe do Luti. Quando cheguei ao set, já fui logo perguntando - quem é a Wal aqui? -; eu e a atriz Juliana Paiva ficamos no maior ti-ti-ti. Tenho uma memória mais ou menos ruim, que faz uma seleção muito doida. Então agora, quando pego o texto da telenovela para estudar, às vezes vou inconscientemente às cenas da Wal, você acredita? Por um momento, volto aos meus 19 anos”.

MALU, você ficou três anos sem fazer telenovela, a última foi “Eterna Magia” (2007). Essa sua ausência da TV tem a ver com alguma frustração com relação ao desempenho dela em audiência?

“NÃO! Não fiquei com esse sentimento, não, sinceramente. Gostei muito de ter feito a telenovela ‘Eterna Magia’, com aquele elenco feminino maravilhoso, falando sobre o universo feminino. Na época, eu estava fazendo aulas de piano e gostei muito quando me chamaram para protagonizar uma pianista naquela trama. Para mim, o que ficou foi um sentimento bom”.

“TI-Ti-TI” estreia no proximo dia 19 de Julho, no horario nobre das 19:00h da telinha da TV GLOBO.