Um jeito reacionário de comunicar
EM RAZÃO do imbróglio em que se meteram os dois principais partidos da base governista – Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) -, disputando entre si os dois cargos de comando (presidência e relatoria) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as irregularidades em contratos da companhia pública Petrobrás S/A e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), prestes a ser instalada, e com certeza duvidando da fidelidade de uns e outros, o vosso presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT-SP), acionou seu rolo compressor para forçar obediência às diretrizes "defensivas" do Palácio do Planalto. Nisso praticou algo inédito nos regimes democráticos, pelo menos nos que seguem o princípio da independência e harmonia entre os Poderes de Estado, apregoado por Montesquieu: "convocou" o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP) e os líderes dos partidos no Senado Federal e passou a coordenar diretamente a montagem da CPI. Mas até isso foi pouco, se comparado ao desrespeito à opinião pública, cometido pela própria diretoria da companhia pública, por meio de ameaça à liberdade de Imprensa.
POIS, em razão do noticiário sobre ingerências políticas, suspeitas em contratos e mecanismos de licitação, superfaturamento em contratações, favorecimento de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas a dirigentes da companhia e outros tipos de denúncias de irregularidades que levaram à criação da CPI no Senado Federal para investigá-la, a Petrobrás criou o blog Fatos e Dados, no qual tem publicado listas de perguntas encaminhadas pela reportagem de jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo.
DESSE MODO, a estratégia montada pela diretoria da Petrobrás, que tem a seu serviço um batalhão de 1.150 profissionais de comunicação - e ainda contrata empresas terceirizadas, sobre cujos contratos não presta informação alguma -, passa a ser a divulgação em tempo real das perguntas feitas por jornalistas - com as respectivas "respostas institucionalidas" da companhia -, antecipando, dessa forma, as informações que eram objeto de reportagens ainda em fase de elaboração. Com isso a direção da empresa pública encontrou um meio de tolher no nascedouro, de forma antiética, desleal, aleivosa, o bom jornalismo investigativo, que coleta informações das fontes e as checa, antes da devida publicação no órgão de imprensa. Com isso, a diretoria da Petrobrás viola a tradicional relação entre fontes e jornalistas, de respeito pelas primeiras da pauta apresentada pelos profissionais de imprensa. O objetivo da diretoria da Petrobrás é, claramente, "matar" as reportagens e banalizar o trabalho investigativo dos jornalistas.
A PARTIR dessa quebra desleal da relação da fonte com o jornalista e o veículo de comunicação social - que visando aos três maiores jornais atingiu a Imprensa brasileira, como um todo -, o blog da Petrobrás também passou a tentar intimidar os veículos, ameaçando processá-los se não reproduzissem suas "respostas" da forma que a estatal considera correta. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), por seu vice-presidente responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, Júlio César Mesquita, em boa hora repudiou, com veemência, a "atitude antiética e esquiva" manifestada pelo blog da estatal, que revela uma "canhestra tentativa de intimidar".
ATRIBUIR esse procedimento - que tenta ceifar o jornalismo investigativo - à introdução de "transparência" na comunicação pública, como fez a direção da Petrobrás, não passa de deslavado cinismo. E sobre o "tratamento adequado" que a direção da empresa pretende que as notícias que saiam sobre ela obedeçam, coube à nota da ANJ a adequada resposta: "Tal advertência intimidatória, mais que um desrespeito aos profissionais de imprensa, configura uma violação do direito da sociedade a ser livremente informada, pois evidencia uma política de comunicação que visa a tutelar a opinião pública, negando-se ao democrático escrutínio de seus atos."
DESDE que a Oposição cogitou instalar uma CPI no Senado, para apurar as inúmeras denúncias de práticas irregulares na Petrobrás - e neste aspecto a Oposição nada mais fazem do que cumprir seu papel -, o primeiro argumento intimidatório usado pelo Governo foi o da necessidade de preservar-se a imagem da companhia pública. Investigar as ações suspeitas da sua direitoria, chegaram a dizer, equivalia a um ato de lesa-pátria. Vindo à tona irregularidades, especialmente as mais graves, dúvidas poderiam pairar sobre a idoneidade da estatal do petróleo. Mas que imagem haverá de ter no mundo - e as notícias correm rápido na era globalizada - uma empresa que assume um papel tão antiético, na manipulação de informações de relevante interesse para a sociedade?
POIS, em razão do noticiário sobre ingerências políticas, suspeitas em contratos e mecanismos de licitação, superfaturamento em contratações, favorecimento de Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas a dirigentes da companhia e outros tipos de denúncias de irregularidades que levaram à criação da CPI no Senado Federal para investigá-la, a Petrobrás criou o blog Fatos e Dados, no qual tem publicado listas de perguntas encaminhadas pela reportagem de jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo.
DESSE MODO, a estratégia montada pela diretoria da Petrobrás, que tem a seu serviço um batalhão de 1.150 profissionais de comunicação - e ainda contrata empresas terceirizadas, sobre cujos contratos não presta informação alguma -, passa a ser a divulgação em tempo real das perguntas feitas por jornalistas - com as respectivas "respostas institucionalidas" da companhia -, antecipando, dessa forma, as informações que eram objeto de reportagens ainda em fase de elaboração. Com isso a direção da empresa pública encontrou um meio de tolher no nascedouro, de forma antiética, desleal, aleivosa, o bom jornalismo investigativo, que coleta informações das fontes e as checa, antes da devida publicação no órgão de imprensa. Com isso, a diretoria da Petrobrás viola a tradicional relação entre fontes e jornalistas, de respeito pelas primeiras da pauta apresentada pelos profissionais de imprensa. O objetivo da diretoria da Petrobrás é, claramente, "matar" as reportagens e banalizar o trabalho investigativo dos jornalistas.
A PARTIR dessa quebra desleal da relação da fonte com o jornalista e o veículo de comunicação social - que visando aos três maiores jornais atingiu a Imprensa brasileira, como um todo -, o blog da Petrobrás também passou a tentar intimidar os veículos, ameaçando processá-los se não reproduzissem suas "respostas" da forma que a estatal considera correta. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), por seu vice-presidente responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, Júlio César Mesquita, em boa hora repudiou, com veemência, a "atitude antiética e esquiva" manifestada pelo blog da estatal, que revela uma "canhestra tentativa de intimidar".
ATRIBUIR esse procedimento - que tenta ceifar o jornalismo investigativo - à introdução de "transparência" na comunicação pública, como fez a direção da Petrobrás, não passa de deslavado cinismo. E sobre o "tratamento adequado" que a direção da empresa pretende que as notícias que saiam sobre ela obedeçam, coube à nota da ANJ a adequada resposta: "Tal advertência intimidatória, mais que um desrespeito aos profissionais de imprensa, configura uma violação do direito da sociedade a ser livremente informada, pois evidencia uma política de comunicação que visa a tutelar a opinião pública, negando-se ao democrático escrutínio de seus atos."
DESDE que a Oposição cogitou instalar uma CPI no Senado, para apurar as inúmeras denúncias de práticas irregulares na Petrobrás - e neste aspecto a Oposição nada mais fazem do que cumprir seu papel -, o primeiro argumento intimidatório usado pelo Governo foi o da necessidade de preservar-se a imagem da companhia pública. Investigar as ações suspeitas da sua direitoria, chegaram a dizer, equivalia a um ato de lesa-pátria. Vindo à tona irregularidades, especialmente as mais graves, dúvidas poderiam pairar sobre a idoneidade da estatal do petróleo. Mas que imagem haverá de ter no mundo - e as notícias correm rápido na era globalizada - uma empresa que assume um papel tão antiético, na manipulação de informações de relevante interesse para a sociedade?
<< Página inicial